top of page

Co-Diretora do Departamento Pedagógico, Filipa Durães – “fotografar é tornar momentos eternos”


 

Sempre foi vista pela família e amigos como uma comunicadora apaixonada, com uma mente analítica e espírito criativo. Filipa Durães tem apenas 19 anos e, entre o gosto heterogéneo e as dúvidas existenciais, subsiste uma certeza – a paixão pela fotografia. Herdou o gosto, principalmente através do pai, e hoje, embora não tendo uma grande experiência, pretende seguir o caminho do audiovisual e fazer disso uma profissão.

Natural da cidade da Maia, cresceu no seio de uma “grande e alegre família”. Confessa que a irmã mais velha, Laura Durães, é uma das suas grandes inspirações e referências: “Sempre me espelhei muito na Laura, tanto nas escolhas como na forma que ela vê o mundo”. Valoriza a educação e valores passados e sempre tentou encontrar projetos que enriquecessem a sua cultura e se adequassem aos seus ideais. Aos 3 anos, inicia o percurso na dança. Apesar de ter experimentado o estilo contemporâneo e o hip-hop, foi mesmo o ballet que conquistou o coração de Filipa, tendo atuado profissionalmente até aos 16 anos de idade.

O curso de Ciências da Comunicação sempre foi a primeira opção. Embora contra a sua vontade, ingressou na Universidade do Minho, em 2022. A distância a que estava de casa não ajudou e a integração numa nova cidade foi complicada. “Não tinha motivação para estudar nem disposição para conhecer pessoas novas”, reconhece. No ano de 2023, tornou-se colaboradora do GACCUM, no departamento de Multimédia e Comunicação. Ficou responsável pela criação dos posts nas redes sociais e captação de fotografias e vídeos nos eventos da associação. Um ano depois, assumiu a liderança do departamento pedagógico, juntamente com o seu “braço direito”, como gosta de chamar à melhor amiga, Mafalda Fernandes.

Nas Jornadas da Comunicação, maior evento do GACCUM, ficou encarregada de toda a logística e planeamento dos dois dias, desde a requisição dos espaços até à organização dos oradores. “Não foi uma tarefa fácil, mas cada esforço valeu a pena.”, reconhece. Neste momento, anseia por novas oportunidades e projetos profissionais.

bottom of page